RPG no Esporte

Assunto(s) relacionado(s): Philippe SouchardPublicações da RPG
A prática de esporte enrijece e encurta os músculos, e músculos enrijecidos esmagam articulações, que limitam movimentos e causam dores, fazendo com que o corpo não funcione bem.
O corpo humano é comparado ao motor de uma máquina por Philippe Souchard. Depois de uma corrida, o carro não precisa passar por uma revisão? Por que o corpo humano não precisaria? Depois de uma atividade física há desgaste, por isso o corpo necessita de reparos. E isso não serve apenas para os atletas de alto nível, mas para qualquer pessoa que pratique esporte ou faça alguma atividade física, esse cuidados devem ser tomados, para evitar contusões.
Centenas de atletas com dores na coluna, problemas nas articulações dos joelhos, ombros e tornozelos, foram tratados por Philippe Souchard ao longo desses anos. Um deles bastante interessante, Marcelo Negrão, atacante do vôlei brasileiro.
Estava com 24 anos e enfrentava dores insuportáveis no ombro direito, Negrão sofria de tendinite crônica e procurou por Philippe Souchard depois de um campeonato e fez uma única sessão. Ele conta: “Philippe Souchard me mostrou que o movimento que eu devia fazer na hora do ataque estava mais curto. Nem mesmo o braço eu conseguia estender totalmente. O que ele fez foi colocar tudo no lugar. Reestruturou meu corpo inteiro a partir do ombro direito. Logo me deixou mais confiante, sinto o movimento mais completo e meu braço mais alongado.”
Todos os atletas vão conhecer um dia, os problemas do excesso de treinamento, que leva os músculos ao enrijecimento e conseqüentemente, a perda de potência. Então, lembre-se, a força muscular está diretamente ligada à flexibilidade. Um músculo nada mais é que um elástico vivo, ele só pode encurtar bastante se for bem estirado antes.
É assim que para ser eficaz, o lançamento de dardo, por exemplo, estende o braço o máximo possível para trás antes de executar o lançamento.
Os músculos estáticos nos tenistas precisam ser alongados, pois a tendência é de serem sempre rígidos, como os peitorais, que podem impedir uma boa abertura dos braços, e não usar devidamente os músculos dos braços e ombros, acaba-se sobrecarregando as pernas, que ao tentarem encontrar melhor flexibilidade para o corpo, que terminam por sofrer contusões.Ao contrário de outras técnicas da fisioterapia, a RPG, consegue fazer um trabalho muscular global diferenciado. Ela reforça músculos que tem a tendência ao relaxamento (dinâmicos) e flexibilidade, e aqueles que tem a incrível tendência a se encurtar (estáticos).
O nosso papel como RPGistas é devolver aos músculos de forma global, seu melhor comprimento, trazendo harmonia ao corpo e melhorando assim sua performance.

Dicas de postura para uma vida moderna

Um vídeo descontraído e muito didático que nos dá dicas de postura para o uso do notebook, confira!


Matéria sobre a Acupuntura no Globo Repórter

Assista ao vídeo com a matéria sobre a Acupuntura feita pelo programa Globo Repórter.

Método específico pode ser a solução para as suas dores


Rpg tem como diferencial tratar o indivíduo e não a doença que apresenta.

Apesar de ter chegado ao Brasil no final da década de 90, a reeducação Postural Global, mais conhecida por suas iniciais RPG, ainda sofre com o desconhecimento por parte de alguns médicos, como também da população. Porém, são os resultados no tratamento de diversas doenças, que esse método vem se afirmando nos últimos anos.

O que é?

A RPG foi criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, com a publicação da obra “O campo fechado”, feita após quinze anos de pesquisas no campo da biomecânica. Apresentada em vários paises, hoje, aproximadamente 10 mil fisioterapeutas a praticam no mundo, sendo mais de 3 mil só no Brasil.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG), Oldack Borges de Barros, 46, “a RPG busca tratar o corpo como um todo, mesmo que a dor esteja concentrada em uma parte. Não buscamos apenas os sintomas, mas sim as causas dos problemas”.

Diferencial

Sobre esse diferencial, Barros explica: “não existe duas dores iguais, nem dois corpos. O objetivo básico é tratar a patologia do individuo e não apenas a patologia. A técnica une conceitos de individualidade ( as pessoas não são iguais), causalidade( sai em busca das causas do sintoma) e globalidade (trata o paciente e não a doença)”.
A fisioterapeuta Ana Paula Andrade, 29, acrescenta: “é um método que previne e trata lesões osteomusculares e alterações posturais por meio de posturas terapêuticas que alongam, equilibram, e reeducam as cadeias musculares de forma global ao corpo do paciente”.

Tratamento

A RPG trata vários tipos de patologia que requerem fisioterapia. Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Na lista de doenças que podem ser tratadas estão: lombalgia, cervicalgia, artrite, enxaqueca, escoliose, lordose, cifose, reumatismos, torcicolo, labirintite, bursite, tendinite, entre muitas outras.

A doutora Ana Paula Andrade define as características das doenças de forma geral: “A RPG é indicada para o tratamento de qualquer dor ou mesmo deformidade, desde que estejam ligadas as causas musculares e articulares”. Tais doenças estão se tornando cada vez mais comum em nosso dia-a-dia. E o Dr. Barros faz um alerta: “ Eu dividiria os indivíduos em dois tipos: aqueles que tem algum problema agora e aqueles que vão ter. O mundo de hoje está favorecendo o desenvolvimento dessas doenças. A valorização excessiva do esporte, muitas vezes sem acompanhamento, acaba causando um número maior de lesões”.

Além disso, a técnica pode evitar as cirurgias. Um dos casos famosos em que a RPG faz a pessoas fugir das salas de cirurgia é a hérnia de disco, caracterizada pelo incômodo ou fraqueza na região lombar. “Hoje em dia, de 100 pessoas com hérnia, uma patologia bastante comum, apenas 1% faz cirurgia. Todo o resto prefere o tratamento com o RPG”.
As dores na coluna também são um dos alvos da RPG. Segundo pesquisa feita pelo fisioterapeuta Sandro Rogério dos santos, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o método RPG é o mais eficiente que a fisioterapia convencional no tratamento das dores nas costas. De acordo com os estudos, 70% dos pacientes tratados com a RPG obtiveram diminuição da dor ( após a 10ª sessão), enquanto a fisioterapia ou outros métodos alcançaram apenas 40% de resultados positivos.

Profissional

Em geral, os tratamentos possuem uma boa resposta. Para a grande maioria das doenças, é de 90 % o grau de satisfação. “Nós reequilibramos o individuo e assim, os resultados são mais efetivos”, afirma Barros. E continua: “ o tratamento pode durar uma ou duas sessões ou até dois anos. Para isso é preciso persistência”.
Outro fator importante para o tratamento dar certo, é a atenção com os profissionais, já que a técnica só pode ser feita por um fisioterapeuta com especialização. “É imprescindível que o paciente tenha o conhecimento da graduação do profissional e se este possui a formação do método em escola reconhecida. Infelizmente, muitos “vendem” o tratamento sem ter formação de fisioterapeuta”, explica a fisioterapeuta Ana Paula Andrade.
Com intuito de ajudar as pessoas que não tem acesso a um RPGista, a SBRPG presta um serviço mais acessível para a população, no qual são atendidas de 10 a 15 pessoas por mês. Para isso é preciso entrar em contato pelo telefone (11) 5044-0940 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 5044-0940      end_of_the_skype_highlighting e levar algum exame para confirmar o problema.


JORNAL DO TREM


Fisioterapia e terceira idade

Os alunos do quinto período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) finalizaram um projeto que oferece vários benefícios a homens e mulheres acima de 60 anos, o “Viva Bem com a Idade que Você Tem!”. A iniciativa visa à melhoria da qualidade de vida dessa população através de palestras como orientação sobre hábitos alimentares, ministrada por alunos de Nutrição, exames preventivos como a verificação de glicemia, realizada pelos universitários de Enfermagem, análises clínicas com os estudantes de Biomedicina e atividades físicas com os próprios acadêmicos de Fisioterapia.

O “Viva Bem”, como é carinhosamente conhecido, tem como voluntários os participantes de um grupo de vivência de terceira idade.

Mais que melhorar a qualidade de vida, orientando-os em suas limitações e complicações decorrentes da idade, o projeto oferece dinâmicas, atividades físicas, respiratórias e psicomotoras que ajudam a manter algumas habilidades que parecem simples, como amarrar o cordão do sapato, cortar unhas, pentear o cabelo, relacionando as ações ao fortalecimento, alongamento, postura e condicionamento físico. Mas o projeto também contribui para outras necessidades e desejos mais complexos, como fazer amigos – esta, talvez, uma das principais contribuições do “Viva Bem”.

Grandes benefícios para a turma da terceira idade, maiores ainda para os universitários. Além da prática, eles aprenderam com o convívio. A professora Ingrid Corcheti de Souza Guimarães, responsável por esse projeto, confirma esses benefícios. “O projeto fez com que os alunos percebessem a importância que o condicionamento físico traz e, acima de tudo, melhorou a visão do aluno em relação ao idoso, pois este tem limitações e dificuldades”.

Os participantes consideraram o projeto excelente, pois além da atividade física, eles se divertiam com as dinâmicas. Maria Terezinha Dias Bagne, de 75 anos, faz caminhada rotineiramente e essa iniciativa da Fisioterapia foi mais que um reforço físico para ela. “Estou me sentindo bem, mais leve… Nós ficamos para cima, pois a turma nos anima”. Já para Maria Selina Caovila dos Santos, de 71 anos, os benefícios foram além do bem estar, pois a convivência com a juventude a fez sentir melhor. “Achei ótimo para evitar a depressão, pois me alegrou e, além disso, passei a dormir melhor”.

O impacto do envelhecimento e das doenças faz com que o idoso altere seus hábitos de vida e rotinas diárias por atividades e formas de ocupação pouco ativas. Os efeitos associados à inatividade são muito sérios e podem acarretar numa redução na habilidade motora, na capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando processos de auto-desvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação, isolamento social e a solidão. O “Viva Bem com a Idade que Você Tem” reúne características que somam no desempenho físico, psíquico e humorístico de cada um e tenta deixar o idoso capaz de realizar qualquer atividade.

Fonte: http://portal.unis.edu.br/

Acupuntura pode amenizar cólicas menstruais

Para as mulheres, uma novidade que agrada: a acupuntura pode ajudar no combate às cólicas menstruais. A conclusão, publicada na revista especializada British Journal of Obstetrics and Gynaecology, é de pesquisadores sul-coreanos que analisaram 27 estudos sobre o assunto que envolveram mais de 3.000 mulheres em todo o mundo.

As cólicas menstruais, mais intensas em algumas mulheres, podem ser acompanhadas de náusea, diarreia, enxaqueca e dor nas costas. Os tratamentos mais conhecidos incluem medicamentos, compressas de água quente e exercícios físicos. De acordo com a revisão de antigos estudos, as diferentes formas de acupuntura também podem ser incluídas na categoria de tratamentos.

O método, no entanto, está longe de um consenso. A acupuntura tradicional consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo descritos pelos acupunturistas como “meridianos de energia” – um conceito sem nenhuma evidência científica, garantem alguns cientistas.

Fonte: http://veja.abril.com.br/

RPG e estética

A relação entre má postura e gordura localizada se dá quando a pessoa tem algum tipo de desvio na coluna. Com o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região. A diminuição do fluxo sangüíneo, por sua vez, acarreta em retenção de líquido, em concentração de gordura e, conseqüentemente, no aparecimento da temida celulite, explica a fisioterapeuta especializada em terapia dermato-funcional Viviana Brant de Carvalho, da clínica de medicina estética Thyfere.

Com a má postura, alguns músculos são menos solicitados, sofrem um encurtamento e é aí que a gordura tende a se concentrar, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global, Oldack Borges de Barros. Para entender essa relação, ele exemplifica: “É raro a gordura se concentrar no bíceps, músculo exigido a todo momento no dia-a-dia; contudo, no tríceps, que é pouco solicitado, a gordura se acumula mais facilmente”. Voltando à má postura, “se ela pode gerar gordura e celulite, então a correção pode desfazê-las”, diz Eliza Hisatugo, fisioterapeuta especializada em RPG e que aplica a técnica para redução de medidas no Mizuki. O objetivo da técnica, como o próprio nome diz, é reeducar o corpo “para que ele se mantenha alinhado em seu eixo contra a força da gravidade”, diz Maria Elisa Pimentel Piemonte, professora de fisioterapia da USP.

Para tanto, depois de avaliar a postura do paciente, o fisioterapeuta, com as mãos, vai alinhando pés, joelhos, bacia e demais partes do corpo da pessoa. Esse trabalho é combinado com exercícios de alongamento e de respiração. Terminada a sessão, o aluno deve exercitar as novas posturas no dia-a-dia. “A pessoa deve se policiar e se corrigir em tudo o que faz, em toda a sua movimentação”, diz Lara Oliveira de Marchi, fisioterapeuta.

“Nas primeiras sessões, quando a fisioterapeuta me corrigia, achava que estava torta, apesar de que, olhando no espelho, estava ereta”, lembra a química Monica Sampaio Doria Velloso, 26. Essa sensação, diz Marchi, acontece porque o cérebro está acostumado com a postura antiga e incorreta. “É como aprender a dirigir um carro. No começo, todo movimento é pensado, como pisar na embreagem para mudar de marcha e, ao mesmo tempo, olhar no retrovisor, mas depois o ato é automático.”
Velloso, que pratica RPG há quatro meses, perdeu 7 kg dos 9 kg desejados e sente que o responsável é o trio dieta, exercícios e reeducação postural.
“No começo, tive de me policiar a cada momento para fazer o certo, mas, depois de quatro meses de sessões semanais, já me movimento normalmente, sai automático”, diz a arquiteta Roberta Masini Gabriel, 32.
Com 1,62 m, ela entrou na clínica de estética há cinco meses pesando 56,5 kg e com o objetivo de perder alguns quilos e de acabar com a gordura localizada. Hoje pesa 50,5 kg. “Já cheguei a pesar 50 kg, mas continuava com culote e com muita celulite. Hoje, isso diminuiu sensivelmente”, conta a arquiteta, que também faz dieta e sempre praticou atividades físicas na academia.
Aliás, dizem os fisioterapeutas, de nada adianta encaixar os quadris direitinho e colocar a barriga para dentro se a RPG não for aliada à conhecida dobradinha exercício e dieta. E mais: “O programa de RPG só ajuda a diminuir gorduras localizadas causadas pela postura incorreta”, afirma Viviana de Carvalho.
Em relação aos principais desvios posturais, são poucos os casos congênitos. Em geral, hiperlordose, hipercifose e escoliose –posturas incorretas e coadjuvantes no processo de retenção de gordura- são causadas por uma vida inteira de maus hábitos no modo de andar, sentar, dormir e gesticular.
Para muitos, a curvatura da coluna de Gisele Bündchen e seu bumbum empinadinho quando faz sua famosa “paradinha” no fim da passarela são vistos como modelo de perfeição postural, mas, para Barros, caracteriza-se pelo modelo de hiperlordose -aumento anormal da curva lombar. Mas ela não tem “pneuzinhos”, nem barriga, nem culote. “A má postura não é sinônimo de gordura localizada, mas é um fator desencadeante em potencial.”
Como conseqüência da hiperlordose, a circulação sangüínea na região abdominal e no quadril fica comprometida, propiciando a retenção de líquidos, a localização de gordura na região e o aparecimento de celulite, além de os músculos abdominais se enfraquecerem, projetando a barriga para a frente.
Normalmente, quem possui hiperlordose tende a ter hipercifose – aumento anormal da cifose, que é a curvatura natural da coluna vertebral. Além de imprimir uma postura de “fracasso”- ombros caídos e pescoço para a frente–, tende a promover o acúmulo de gordura na parte superior das costas, bem abaixo do pescoço, “deixando a pessoa corcunda”, diz Carvalho.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

Saiba mais sobre a técnica de RPG